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A união dessas duas ferramentas facilita o desempenho de tarefas dentro de uma organização. Atualmente é quase impossível falar em empresa sem mencioná-las.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tecnologia da Informação

O que é Tecnologia da Informação?


A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.


Deste modo, uma possível definição para Tecnologia da informação é:
“Tecnologia da Informação é inovar, de forma criativa, o modo que levarmos dados as pessoas certas, no lugar certo e no momento certo, de forma que estes dados possam ser rapidamente interpretados pelo receptor (que é quem gera a informação), aumentando consideravelmente as chances de uma decisão ser tomada corretamente.”
Rodrigo Ramos Garcia
Graduado em Ciência da Computação e pós-graduando em Gestão de TI pela POLI-USP, atua na área de TI há dez anos, tendo experiência em cargos técnicos e gerenciais, incluindo coordenação de equipe de infra-estrutura e coordenação de projetos de desenvolvimento de software para ambientes comerciais e financeiros.
http://www.apinfo.com/artigo82.htm


Para o sucesso do administrador o uso da tecnologia se tornou uma ferramenta imprescindível no desempenhar de suas funções, planejar, organizar, dirigir e controlar, em especial a TI ( Tecnologia da Informação ). Segundo Stoner (1999) somente com informações precisas e na hora certa os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos, podendo assim transformar seus planejamentos em realidade. Stoner defende que as informações devem ser avaliadas segundo quatro fatores:

. Qualidade da informação - quanto mais precisa a informação, maior sua qualidade e com mais segurança os administradores podem contar com ela no momento de tomar decisões;

. Oportunidade da informação - para um controle eficaz, a ação corretiva deve ser aplicada antes de ocorrer um desvio muito grande do plano ou do padrão; portanto as informações devem estar disponíveis para a pessoa certa no momento certo;

. Quantidade da informação - dificilmente os administradores podem tomar decisões precisas e oportunas sem informações suficientes; contudo é importante que não haja uma inundação de informações, de modo a esconder as coisas importantes;

. Relevância da informação - de modo semelhante, a informação que os administradores recebem deve ter relevância para suas responsabilidades e tarefas (Stoner, 1999).
Nesse blog você encontrará estudos e pesquisas que iram abordar o que é TI, a sua importância dentro de uma empresa, para que a mesma possa competir num mercado cada vez mais dinâmico, que exige dos administradores estarem sempre atualizados.
Fonte: Revista de Administração Contemporânea.

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